O portal da Arquitetura,
Engenharia e Construção
Receba Boletins e Informativos. Saiba mais
Fechar


  • Home

  • Seta Cima Fornecedores
  • Seta Cima Produtos
  • Seta Cima Arquitetura
  • Seta Cima Equipamentos
  • Seta Cima Revista Digital
  • Seta Cima Web Seminários
  • Seta Cima Conexão AEC
  • Seta Cima Blog
Seta Direita

Busca por Fornecedor ou Produto Utilize a barra de busca para procurar
o fornecedor ou produto que você deseja!

> > > > Concreto autoadensável é solução ágil e econômica para o Residencial Allegro

Votorantim Cimentos

Concreto autoadensável é solução ágil e econômica para o Residencial Allegro

Material se destacou pelo excelente acabamento em comparação ao concreto convencional, além de apresentar fissuração por retração muito menor

Residencial Allegro
CCA tem alta fluidez e evita patologias ligadas à retração e à separação dos componentes do concreto (foto: divulgação/Votorantim Cimentos)


Concebido próximo aos principais pontos comerciais da cidade de Jundiaí (SP), como bancos, supermercados e escolas, o Residencial Allegro tem uma torre única com 17 andares (térreo garden, 14 pavimentos tipo e dois pavimentos). No total, compreende 126 unidades de 77,90 m² e 122 m².

Com área construída de 5,5 mil m², o edifício possui infraestrutura completa e diferentes itens de lazer, como piscinas (adulta e infantil), deck molhado, solarium, salões de festas e de jogos, sala de ginástica, brinquedoteca, playground, churrasqueira e quadra poliesportiva.

DESAFIO

A qualidade do concreto é determinante para o sucesso de qualquer obra. Ciente disso, a Construtora F A Oliva buscou no mercado uma empresa com capacidade técnica para produzir e fornecer a solução adequada para a execução do empreendimento. A exigência era por um concreto que se destacasse pelo acabamento e aplicação – simples, rápida e com o menor custo de mão de obra.

SOLUÇÃO

A escolha foi o concreto autoadensável (CAA), um material cimentício que se molda nas fôrmas, preenchendo cada espaço exclusivamente pela ação da gravidade, sem a necessidade de qualquer método de compactação ou adensamento mecânico. Dessa forma, reúne três propriedades: alta fluidez, elevada coesão (para que a mistura escoe intacta entre as barras de aço e as fôrmas) e grande resistência à segregação.

“A alta fluidez do CAA é obtida pela utilização de aditivos de última geração à base de policarboxilatos, o que diminui a demanda de água no concreto. Por isso, é possível evitar uma série de patologias ligadas à retração e à separação dos componentes do concreto, entre elas o aparecimento de bicheiras – devido à ocorrência de segregação –, manchas ou fissuras superficiais – por conta da excessiva exsudação”, explica Marcus Israel Coimbra, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos.

Em um teste realizado na concretagem de meio andar tipo (36 m³) do edifício, foi possível constatar os benefícios do CAA em comparação ao concreto convencional (CC). A análise consistiu nas atividades de fôrma, lançamento de concreto, vibração, sarrafeamento e acabamento, fiscalização geral e de instalações.

A aplicação do CAA com a fôrma de madeira, por exemplo, resultou em duas horas e cinco minutos de trabalho com 37,5 homens por hora. Esses números foram obtidos em razão da característica deste concreto, que dispensa algumas etapas, como a vibração.
Em contrapartida, a utilização do CC com a fôrma de madeira realizou-se em três horas e 35 minutos, sendo necessária mão de obra maior (aproximadamente 82,4 homens por hora).

“O uso do CAA resulta em acabamentos arquitetônicos que não seriam possíveis com o uso de CC. Além disso, as propriedades que definem o concreto como autoadensável também garantem outras vantagens, como a redução de mão de obra no canteiro durante a concretagem, otimização do tempo necessário para a aplicação e o adensamento do concreto, e diminuição do nível de ruído – já que elimina o adensamento mecânico. Também permite a concretagem de peças com alta densidade de armadura e de seções reduzidas”, ressalta Coimbra.

Quanto ao acabamento das lajes do empreendimento, foi possível observar que a face superior dispensou o contrapiso, enquanto a face inferior possibilitou o acabamento direto com estucagem e pintura. Além disso, teve fissuração por retração muito menor em comparação ao uso do CC.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

O concreto autoadensável (CAA) é desenvolvido com aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade. Essas características permitem que o concreto preencha todos os espaços da fôrma sem a necessidade de intervenções. Também dispensa o uso de vibrador, não segrega nem aprisiona o ar em excesso. A Engemix – empresa que pertence ao negócio de concreto da Votorantim Cimentos – ficou responsável por desenvolver e fornecer este concreto para a obra do Residencial Allegro.

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Veja também outros destaques da Votorantim Cimentosno Portal AECweb

Complete seu cadastro

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos do Portal AECweb.

+55 (11) 3879-7777

Fale conosco